Notícia publicada em 20/09/10 - 11:31 | Geral | Porto Velho
Mais de 12 mil rondonienses aguardam perícias médicas
Episódio como estes estão se tornando comuns nas principais agências do Instituto Nacional de Seguridade Social
Roni Carvalho

Kêyla Xavier


A agricultora Inacir Silva de Oliveira, 50 anos, viajou 50 quilômetros de Rio Crespo para Ariquemes, para realizar a perícia médica, procedimento necessário para conseguir o auxílio-doença pago pela Previdência Social. A consulta que estava agendada precisou ser remarcada para 10 de novembro. Episódio como estes estão se tornando comuns nas principais agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

 

 

 

Inacir faz tratamento contra tuberculose e tentava conseguir o auxílio previdenciário, mas a não realização do exame paralisou o andamento do processo para a concessão do benefício. “Já foi difícil conseguir dinheiro para vir realizar o exame. Agora vou ter que ficar até novembro sem receber e ainda ter que voltar a Ariquemes para realizar a perícia”, reclama a agricultora.

 

 

 

Causa

 

 

 

O problema é provocado pela falta de médicos peritos. Sem o profissional, trabalhadores que precisam sacar o dinheiro dos benefícios assistenciais têm os processos paralisados, os quais somente são retomados após a realização da perícia. A situação está mais complicada nas agências do INSS de Rolim de Moura e Porto Velho. No principal posto de atendimento da Zona da Mata 3,6 mil trabalhadores aguardam na fila para serem atendidos. Já na Capital, o número é de 2,5 mil.

 

 

 

Nos municípios de Ariquemes, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Nova Brasilândia, Vilhena, Jaru e Machadinho D’Oeste o problema se repete.

 

 

 

Agendamento

 

 

Na principal cidade do Vale do Jamari trabalhavam dois médicos peritos. Quando um dos profissionais pediu afastamento, a situação começou a complicar e o tempo para o agendamento das perícias começou a ficar mais longo.


       
Comentários

 

Imprimir

 

Calendário

TV Online

Rádio Rondônia

Rádio Esperança

Publicidade

Facebook

Todos direitos reservados a O Portal RODesevolvimento de Websites